A PrumoPro em mais um projeto de sucesso. Estreou a curta-metragem de produção luso-brasileira “A independência é a nossa língua”, realizada no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, assinalados em 2022, com exibição no próximo dia 28 de outubro, às 21h30, em meio a Festa Mundial da Animação, a estreia é na casa do cinema de Coimbra, Portugal.
A curta-metragem é um documentário de animação com duração de oito minutos, que nos conta sobre a língua portuguesa em sua condição histórica muito particular de miscigenação cultural.
Com a produção da Traumotópio (Portugal) e da PrumoPro (Brasil), o projeto reuniu uma equipa de profissionais dos dois países, contou com a participação do Núcleo de Animação de Campinas (Brasil) e da Monstra (Portugal), com a realização do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Instituto Guimarães Rosa, Missão do Brasil junto à CPLP.
A riqueza da nossa língua
A nossa língua portuguesa traz uma riqueza, uma diversidade, uma normativa, que a torna mais dinâmica, mais plástica, mais rica quando comparada com outras línguas.
Há, nos diferentes países que falam português, um constante “namoro” com a língua, com a sua riqueza, criando muitas nuances e fazendo dessa relação uma invenção de novas sonoridades, novas palavras, com uma liberdade talvez única nas línguas do mundo.
Essa liberdade, essa invenção, vem da liberdade do mar que a espalhou pelo mundo. Esse(s) oceano(s) enormes que unem a língua portuguesa que a fez chegar a diferentes latitudes. Uma relação, como as ondas do mar, que numa inquietação constante vão e vêm trazendo a cada vaga uma nova expressão, um novo som, uma nova entoação, uma nova palavra.
“O Brasil é o Português à solta”, disse um dia Agostinho da Silva. E esse, “à solta” se manifesta na língua na forma de falar o português. Esse filme é sobre essa riqueza, esse namoro constante entre uma língua e quem a fala, quem a diz, mais do que quem a escreve.
Sessão de estreia
A sessão de estreia mundial de “A independência é a nossa língua” contou com a presença do realizador português Fernando Galrito e da produtora luso-brasileira Maria Alice Campos, representante da PrumoPro em Portugal.
O curta-metragem antecedeu a exibição mundial de NAYOLA.
Seleção Festivais
FESTIN 2022 – Programação 200 Anos da Independência
Ficha Técnica
Realização
Ministério das Relações Exteriores
Instituto Guimarães Rosa
Missão do Brasil junto à CPLP
Roteiro | Guião
Direção | Realização
Fernando Galrito
Francisco Lança
Maurício Squarizi
Wilson Lazzaretti
Trilha sonora Original
Jara Carvalho
Déo Piti
(Último Tipo)
Animação
Ana Clara Simon
Beto Uechi
Cleiton F. J. Olympio
Denise Martha G. Baptista
Eliana Ribeiro
Fernando Galrito
Francisco Lança
João Pedro Felipe Silva
Marcos Pablo do Carmo
Maurício Squarisi
Rasotina Neykova
Thamires Kaneko
Wilson Lazaretti
Produção Executiva
Coraly Pedroso
Fabrício Ramos Addeo
Fernando Galrito
Maria Alice Campos
Narrador
Marcos Eiras
Velu Carvalho
Agradecimentos
Ana Claúdia Salomão
Assanga José
Bianca Leal
Carla Barbosa Rocha
Carolina Leal
Dabliu Ramos Ribeiro
Eliana Rodrigues Castilho
Eva Carolina Leal
Guilhermino José Macedo Fechine
Jaana Flávia Fernandes Nogueira
Karolini Bonetti Dutra
Kátia Karam Toralles
Leonel Pereira
Luís Henrique Vieira
Luiz Alberto Cassol
Luiza Aparecida Pasim Santos
Marcela Ferraz Alvim
Maria Luiza Rafo Cassol
Ricardo Ferreira
Valéria Barros Nunes
Direção Geral e Montagem
Fernando Galrito